domingo, 18 de março de 2012

SONAMBULISMO EXISTÊNCIAL!?


Esta noite tive um sonho um tanto confuso, com muita informação, muita gente que eu não conheço, mas no sonho eu conhecia todo mundo. Tudo o que acontecia era um absurdo, mas só achei isso quando acordei. Enquanto estava sonhando tudo era normal e comum. Como pode isso? O absurdo como normalidade quando em estado “suspenso” de consciência. Será mesmo que quando dormimos estamos inconscientes?

De qualquer modo, quando dormimos, sonhamos, as vezes nos lembramos, as vezes não. Agora fico me perguntando por que será que, quando sonhamos, nossa percepção das coisas fica tão alterada? Por que será que os limites são tão alargados e nosso senso de normalidade não acusa nada de estranho? Quando sonhamos podemos voar, andar sobre as águas, viajar milhares de quilômetros em segundos, experimentar as maiores aventuras, enfrentar os maiores monstros e até reviver os mortos. Mas, quando acordamos, nos damos conta de que foi apenas mais um sonho absurdo e nosso senso de realidade e normalidade acusa que o que aconteceu não foi real.

O problema é quando temos um daqueles sonhos que parecem ser tão reais a ponto de, quando acordamos, temos a impressão de que ainda não acabou. É como se o sonho e a realidade se fundissem e não fossemos capazes, pelo menos por alguns segundos, de diferenciar um do outro. Nessa hora o que eu me pergunto é: eu realmente tive um sonho esta noite e agora estou acordado, ou estava acordado e agora é que estou sonhando? E se a realidade for o que vivemos quando sonhamos e a vida que temos como nossa realidade não passar de um sonho? Hein?

Algumas vezes, enquanto eu sonhava, percebi que estava sonhando e consegui controlar algumas coisas. Certa vez sonhei que estava mergulhando, quando percebi que era um sonho, entendi que podia continuar mergulhando sem necessidade de respirar. Foi massa! =). Outra vez sonhei que estava sendo assaltado, percebi que estava sonhando, fechei os olhos e acordei. Ficou tudo bem! Já pensou se descobríssemos que vivemos em um grande sonho e podemos controlar certas coisas?

Se isso tudo aqui for um sonho, talvez possamos sonhar com a cura de todas as doenças, a extinção da violência, a morte não precisaria mais existir, fome nunca mais, ninguém mais precisaria de dinheiro, pois cada um poderia criar tudo o que precisasse em seu sonho.

Mas e se não soubermos sonhar? E se só soubermos criar pesadelos?

Talvez isso esteja acontecendo agora mesmo. Talvez estejamos realmente em um sonho coletivo, onde projetamos todas as nossas enfermidades de alma para o exterior criando a existência como pesadelo compartilhado. Talvez sejamos arquitetos de uma assombração psico-espiritual que se manifesta na forma do que chamamos de “vida real”, e quando dormimos nosso inconsciente viaja para os bastidores de tudo isso. Lugar onde, pelo menos por alguns segundos ou minutos, rompemos muitos de nossos limites e degustamos levemente o sabor do potencial humano-divino dentro de nós.

Às vezes tenho a sensação de que sou o único ser consciente do universo, que todas as outras pessoas estão no piloto automático, como que programados para fazer o que fazem e repetirem, vez após vez, as mesmas coisas incansavelmente como pequenos robôs teleguiados por um ser invisível, ou quem sabe por mim mesmo, se levar em consideração que este sonho pode ser só meu. Se for verdade, se este sonho for realmente só meu, isso significa que estou sozinho aqui. Mas se for um sonho ou pesadelo coletivo, isso significa que, para mudarmos nossa realidade ou despertarmos do sono, temos que fazer isso juntos. Mas como?

Bem, o fato é que todos nós sonhamos, quer acordados, quer dormindo. O que ainda não sei é se, neste exato momento, estamos acordados ou dormindo. O que você acha?

Giordano Narada
01/06/2011