domingo, 18 de março de 2012

A FICÇÃO QUESTIONA A REALIDADE


Matrix, o filme é uma viagem surreal que questiona a realidade. Afinal, o que define a realidade? Quem garante que estamos acordados ou apenas sonhando? Temos o controlo de nossas vidas ou somos apenas controlados por uma “força maior”? Existe alguém ou alguma coisa por detrás das cortinas?

Essas e muitas outras perguntas são levantadas neste filme que, acredito eu, você já deve ter assistido pelo menos uma vez.

Várias vertentes da filosofia oriental questionam a realidade. Acreditam que o que podemos ver, sentir, tocar e perceber com os sentidos são apenas ilusão, enquanto a verdadeira realidade está para além destas  coisas. Será verdadeiro que vivemos em uma ilusão, escravizados por um sistema controlador e não temos consciência disso?

No final do filme Matrix, Neo, o personagem principal que é chamado de “O Escolhido”, manda um recado para Matrix. Ele diz que ira contar às pessoas a verdade sobre um mundo sem ela, A Matrix, onde todas as coisas são possíveis e só o que governa é a vontade do indivíduo. Nada de destino, apenas o livre arbítrio, porém fora do sistema vigente. Seria esse o caminho?

Vou deixar aqui algumas frases do primeiro filme. Quando assistir os outros vou postar aqui. Deixe seu comentário.

“Você já sentiu como se não soubesse se está acordado ou se está sonhando?

“Você já teve um sonho que parecia ser real? E se você não conseguisse acordar, saberia a diferença entre sonho e realidade?

“O que é real? Se sentir, cheirar, provar, ver, é o "real" então são simplesmente sinais elétricos interpretados pelo cérebro?

“A maioria das pessoas não está pronta para acordar. Muitos estão tão inertes e dependentes do sistema que lutarão para protegê-lo

“A ignorância é uma benção

“Negar nossos impulsos é negar aquilo que faz de nós humanos

Giordano Narada
12/02/2012
São Paulo, SP