domingo, 18 de março de 2012

A FÁBULA DOS COVARDES


Fico impressionado com tanta gente que acredita em um deus que está em algum lugar onde não podemos ver nem ouvir, mas que tudo vê, ouve e controla. Como um manipulador de marionetes humanas que não sabem o que se passa na mente do seu "Criador" e por isso devem aceitar seus desígnios sem questionar.

Noto um medo quase alucinado na expressão e na voz das pessoas religiosas quando se encontram em uma situação onde seu deus e sua fé são questionados. Não admitem que a verdade possa ser diferente da que elas imaginam. Na verdade não podem admitir.

A impossibilidade de encontrar sentido no que podem ver, sentir e experimentar como vida faz com que criemos realidades alternativas como escape para nossas consciências absurdamente culpadas e sem perspectiva. Pensar que a vida é uma merda por culpa minha e que eu tenho que fazer alguma coisa a respeito, para a maioria de nós é um pensamento alto demais. Melhor é colocar a responsabilidade em um Ser Superior invisível e inalcançável, defendendo com unhas e dentes sua existência baseando seus argumentos em escritos antigos e experiências de quem já morreu e não pode validar o que escreveu. Nem mesmo seu deus se revela sozinho, havendo a necessidade de se criar um exército de “Defensores da Fé” para “provarem” sua existência por meio de argumentos frágeis e intangíveis, demonstrando apenas nossa capacidade de acreditar no que quer que seja.

Nossa fé baseada em histórias e contos não sobrevive à realidade da vida. Estupros, assassinatos, assaltos e roubos, latrocínios, genocídios, guerras, drogas, prostituição, desastres naturais e tudo de ruim que na vida acontece, para alguns seria coisa do diabo. Outro bode expiatório imaginário criado por nossa covardia em assumir que a responsabilidade é nossa.

Há quem consiga dizer que até os males da vida são “O plano de Deus”, mas isso só se mantém até que a calamidade chega a você. Quando a criança que foi estuprada é a sua filha, quando a casa que foi bombardeada foi a sua, quando o teto desabou na cabeça de seus entes queridos, fica mais difícil de aceitar um deus bondoso que não estava lá para ajudar.

Mas ainda assim alguns aceitam e se acomodam, enquanto o mundo vai de mal a pior. Há até quem diga para não nos surpreendermos com o mundo em chamas, pois assim será segundo a vontade de Deus. Claro que não vou me surpreender, pois a maioria não faz nada pra mudar coisa nenhuma, porque são covardes que se escondem por detrás de uma fábula muito mal contada por sinal.

Procurar deus do lado de fora é o grande pecado do mundo, e procurar um diabo do lado de fora é a grande heresia. Seu deus é o que você acredita que ele é e no final não há Deus nem Diabo fora de nós. No final, a Santíssima Trindade sou eu, você e o que fazemos.

Giordano Narada
12/11/11