domingo, 18 de março de 2012

DEUS ESTÁ SÓ

Você já ouviu o som da alma?
É o som que você ouve quando está só.

Mas não é possível estar só por escolha, só é possível estar só quando a solidão se impõe sobre você. Quando você está só por escolha, por um momento você se priva da presença de alguém, mas você sabe que, se quiser, poderá ter companhia.  Mas quando você descobre que suas amizades não eram verdadeiras, quem você ama já não está mais por perto, quando você está em uma cidade estranha e seu telefone já não toca mais como antes e todos estão ocupados demais com suas próprias vidas pra te oferecer alguma atenção, então você está só, e é aí, só aí, que você é capaz de ouvir o som da sua alma.

É como ouvir o som do Oceano, só que em silêncio.

E de repente tudo faz sentido e você descobre que o mais importante é o mais simples, e que estar só é o estado de existência de todos nós, apenas não nos damos conta disso. Gastamos nossas vidas procurando alguém que preencha esse vazio existencial que não pode ser preenchido porque na verdade este sentimento não é nada vazio, ao contrário, está cheio de significado. Estar só é o sentido de tudo.

 Não é possível amar se não entender que está só.
Amar é estar só.

Quando você não está só sempre espera alguma coisa de alguém. Alguns gostam de chamar isso de troca. Então as pessoas se relacionam e criam expectativas de umas para com as outras. Dão e esperam receber, é assim com todo mundo. São relacionamentos regados a medo e egoísmo, barganha e desconfiança. Mas quem ama dá e não espera nada em troca, este logo estará só, ainda que haja alguém dormindo ao seu lado por toda a vida.

Então, quando você está só, o que resta é o som da sua alma.

Às vezes é o som estrondoso de uma tempestade, outras vezes é calma brisa, e com o tempo você aprende a escolher o repertório, mas só com o tempo. Não adianta perguntar a ninguém como funciona, porque ninguém sabe explicar, mas adianta saber que todos nós sabemos o que é e como fazer, só não sabemos que já sabemos. Na hora certa, saberemos.

Vivemos do medo de estar só. Trabalhamos duro para manter alguém por perto, porque em algum ponto da nossa história acreditamos que ficar só é ruim. Muitos erros são cometidos por pensarmos assim, pois estamos sós, sempre, ainda que acompanhados.

O medo é um sentido de alerta, um sinal instintivo de que alguma coisa está errada, é um aliado que em muitas situações nos mantêm vivos, mas por várias vezes é apenas um obstáculo a ser vencido, e este é o caso quando o medo nos impede de ficar só.

Poucas coisas na vida são tão importantes quanto aprender a ficar só. Enquanto não aprendemos isso é como se um buraco negro se formasse no peito sugando todas as possibilidades de a vida ter algum significado, e com uma sede interminável buscamos pelo sentido da vida do lado de fora, em outras pessoas, em outras coisas, em qualquer coisa, em qualquer lugar, até que um dia a solidão se impõe e então descobrimos o que estava lá desde o princípio, antes de Deus criar todas as coisas, quando Ele estava só.

O sentido da vida está no som que brota da alma, que só é possível ouvir quando se está só.

Giordano Narada
12/01/2012