domingo, 18 de março de 2012

É AGORA! - Um pensamento sobre a ilusão do tempo


Tempo é uma unidade de medida. Um dia é o correspondente a uma volta que a Terra dá em torno de si mesma. Um ano é a unidade de medida que corresponde a uma volta que a Terra dá em torno do Sol. Horas minutos e segundos são subdivisões destas unidades de medida. Isso é muito fácil de entender em teoria, porém na prática o que fazermos é ignorar o fato descrito acima e nos comportamos como se o tempo fosse uma entidade viva superior a nós que nos controla e determina quase tudo em nossas vidas.

Por causa do tempo nós envelhecemos, esquecemos, sentimos saudade, cantamos parabéns, vamos a funerais, e fazemos ou vivemos uma série de outras situações sobre as quais, em primeira análise, não temos controle. Mas será mesmo que não temos controle sobre o tempo?

Se tempo é uma unidade de medida usada para medir o movimento da Terra em torno de si mesma e em torno do Sol, logo, tempo é a constatação de movimento. Sabendo disso, quando olhamos para o que chamamos de passado, presente e futuro podemos concluir que passado é um ponto onde a Terra esteve antes, presente é onde a Terra está agora, e futuro é onde a Terra estará no próximo instante. Isso também é fácil de entender, porém é quando trazemos este conceito para um contexto mais interno e subjetivo é que a coisa começa a ficar mais interessante.

Como é fato que o tempo é a constatação do movimento da Terra, também é correto dizer que se a Terra parar, o tempo para. Porém será que poderíamos dizer que se a Terra parar o Homem deixa de envelhecer? A resposta é SIM. Sabe-se que quando um homem é enviado ao espaço, por exemplo, seu metabolismo desacelera e seu “tempo” físico-corporal é alterado. Isso nos mostra que, pelo menos em teoria, é possível desacelerar o tempo se desaceleramos o movimento. É claro que isso não seria possível no caso do nosso planeta, pois a própria Terra deixaria de existir, já que ela só é o que é devido ao movimento que ela faz. Mas o meu ponto é: já que tempo é movimento, ou a constatação de movimento, o mesmo princípio poderia ser aplicado ao que chamamos de tempo nos campos mais subjetivos? Digo, quando falamos que “só o tempo pode curar” ou “não é o tempo certo para isso”, seria o caso de esperarmos “chegar a hora” ou seria o caso de “fazermos o tempo”?

Pensando sobre o que escrevi resumidamente acima cheguei a duas conclusões:

1 – Não existe passado ou futuro, SÓ EXISTE O AGORA.

Tanto em se tratando do movimento da Terra quanto em se tratando do movimento de consciência de cada indivíduo, ou mesmo como coletividade, o que fizemos antes não podemos mais alcançar porque se foi e o que faremos depois não poderemos alcançar porque ainda não foi criado. Desta forma a única coisa que nos sobra é o que está acontecendo aqui e agora. Se assim é, gastar energia tentando reviver o passado ou criar o futuro é o mesmo que enxugar gelo: totalmente inútil porque nunca vai acontecer. Você nunca vai conseguir reviver o passado e nem criar o futuro, porque não há forma de voltar ao passado e o futuro nunca chegará, pois quando ele chegar, será o seu presente. Não importa o que façamos, sempre estaremos no presente, aqui e agora.

Depois de entender isso, o que sobra senão viver tudo o que podemos viver hoje?

2 – O tempo não passa, NÓS É QUE NOS MOVEMOS.

Se você resolver ir para uma caverna em uma montanha longe de tudo e de todos e simplesmente ficar ali parado o que acontecerá? Morte. É isso que acontecerá. Se você não se movimentar de algum modo só o que lhe sobrevirá é a morte. Sem movimento o homem morre, ainda que a Terra continue girando. Isso significa que não é o movimento da Terra que determina o nosso tempo, mas sim o nosso movimento consciente é quem determina o nosso “tempo” e, é claro, qualquer movimento que fazemos é fruto, na grande maioria dos casos, de uma decisão individual. Se isso for verdade, e eu creio que é, nosso tempo é criado todos os dias pelas decisões que tomamos, que podem ter conseqüências rápidas ou demoradas, mas sem nenhuma dúvida as conseqüências virão.

Agora eu lhe pergunto (e a mim também): Se nós decidimos o nosso tempo através de nossos movimentos conscientes e a única coisa real, temporalmente falando, é o momento AGORA, o que eu faço com meus planos, sonhos, desejos e saudades?

Eu não respondo por você, respondo por mim. E refletindo sobre tudo isso eu decidi que:

1 – Não vou mais sentir saudades
Se alguma coisa me faz falta, decido e trabalho para trazer o que me faz falta para perto meu aqui e agora. Se não for possível, não gastarei minhas energias pensando ou desejando isso.

2 – Não vou mais sentir medo
Pois o medo é uma sensação ou um sentimento que se antecipa ao mal ou bem que virá. Sim, algumas vezes eu tenho medo do que é bom. Ninguém sente medo de algo que já aconteceu, mas sim do que acontecerá, porém o futuro não existe nem nunca existirá, então não há razão para medo.

3 – Não deixarei nada para amanhã.
Tudo o que eu quiser fazer, farei hoje. Quando o amanhã for hoje, decidirei novamente.
Viverei apenas o HOJE. Não chorarei nem celebrarei o passado, nem tampouco me importarei em conhecer antecipadamente o futuro, mas viverei COMPLETAMENTE AQUI E AGORA.

4 – Me permitirei mudar de idéia
Como não conheço o futuro não sou capaz de saber quais são as decisões que melhor contribuirão para criar o futuro que gostaria, mesmo porque não há futuro, mas apenas o presente. Deste modo, a partir deste entendimento, me reservo o direito de mudar de idéia quantas vezes julgar necessário para criar, não o meu futuro ideal, mas o meu presente completo.

5 – Serei totalmente quem eu sou
Não me permitirei ser ou parecer alguém que não sou. Nem mesmo tentarei ser um esboço de alguém que gostaria de ser no futuro, pois nunca serei ninguém além de mim mesmo. Então farei apenas o que quero de fato, direi o que tenho a dizer da maneira que sei, sem medo e sem culpa, pois sei que nasci para ser quem sou e o meu momento é agora.

Sim eu posso continuar a criar esta lista até se tornar um grande livro de decisões que eu nunca vou reler, mas acho que vocês já pegaram o espírito da coisa, e eu também. Então quero concluir dizendo que nunca será perda de tempo investir no seu AGORA, mas sempre será inútil tentar resgatar o passado ou alcançar o futuro, pois tudo o que você encontrará na vida será O ETERNO AGORA.

Pense, reflita e aja, mas faça isso AGORA!

Giordano Narada
27/12/2010