domingo, 18 de março de 2012

NOSSA PATÉTICA PAIXÃO POR FUTEBOL!


A competição nasce da necessidade de se auto-afirmar.  Ser o primeiro, o melhor, o maior, é o alvo de muitos, mas a conquista de alguns poucos. Todos querem ser vencedores, mas pela própria natureza da competição, os vencedores serão sempre a minoria.

No esporte a competição é a razão se sua existência, e para quem pratica o esporte como profissão, a vitória sobre o oponente é o que garante o emprego. Salários multimilionários são pagos para os competidores vencedores, e os perdedores freqüentemente são substituídos por outras “promessas” com o intuito de vencer na temporada seguinte.

Vencer é o alvo!

Aqui no Brasil, impera o Futebol, e a torcida desfruta da vitória de seu time favorito como se fosse a sua própria. Torcedores entram em uma espécie de transe apaixonado e saem as ruas com suas bandeiras e seu grito de guerra. Tudo o que for possível para chamar a atenção será feito. Buzinas, cornetas, gritos, bandeiras, camisetas e bonés, música e dança, todos os tipos de extravagância são válidos na hora de comemorar a vitória do nosso time do coração, e ao mesmo tempo, a derrota do time “inimigo”.

Na segunda-feira, no trabalho, nós da torcida vencedora estaremos municiados de todo o tipo de piada e brincadeiras nos vangloriando de “nossa vitória” e faremos questão de procurar aqueles que são torcedores de time adversário, o que perdeu, para tripudiarmos sobre o perdedor.

Ganhar é bom, perder é ruim. É baseado nessa premissa que permitimos que um jogador de futebol ganhe milhões por ano para nos sentirmos vencedores aqui de casa ou lá no estádio, enquanto milhões de irmãos nossos batem às nossas portas aos Domingos mendigando um prato de comida e não conseguem, porque estávamos fazendo tanto barulho comemorando a vitória de nossos times, comendo churrasco e bebendo cerveja, que não fomos capazes de ouvir alguém batendo no portão.

Até mesmo este que bateu no portão pedindo comida é apaixonado por futebol. Isso porque também está nele a vontade de vencer e, algumas vezes, a única forma de se sentir um vencedor é quando seu time faz um gol, ignorando que o salário de um mês do autor deste golaço poderia alimentá-lo, juntamente com sua família, pelo resto de suas vidas.

A competição é uma das razões pelas quais a desigualdade está instituída no mundo. Querer ser melhor do que outra pessoa é o combustível que nos move todos os dias, falo da maioria de nós, e é por isso que nos orgulhamos de ser o País do Futebol e vamos sediar a Copa do Mundo. Como disse outro dia um ex-jogador de futebol: “Uma Copa não se constrói com hospitais, mas sim com estádios”.

O Coliseu não tem mais Leões nem Cristãos para serem comidos por eles. Os gladiadores agora têm chuteira nos pés e milhões na conta, e os trabalhadores pagam as vinte e quatro prestações de sua TV nova para poder assistir a final do campeonato.

Por que nós precisamos tanto nos sentir superiores? Por que alguém tem que perder pra nos sentirmos bem?

Por que fazer protesto contra a construção da usina de Belo Monte e não protestar contra os zilhões gastos para hospedar a Copa e as Olimpíadas?

Por que gastar tanto tempo de nossas vidas assistindo outras pessoas vencerem ou perderem, comemorando suas vitórias como se fossem nossas e no final o que se leva pra casa é apenas uma taça e um título, nada mais?

Por que nossa auto-estima é tão baixa?

Nosso mundo é patético!

Giordano Narada
04/12/2011