quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

PESSOAS NÃO MUDAM, IDEIAS SIM


Pessoas não mudam, mas ideias sim. Seu temperamento permanece o mesmo, sua personalidade permanece a mesma, mas suas ideias podem mudar, e muito, sempre que você se abrir pra isso.

Mas é claro, como tudo o que envolve um ser humano no processo, existem os extremos. Existe o que nunca muda de ideia, porque foi tão enraizadamente aculturado naquele caminho que acredita ser aquela a verdade absoluta, e existe aquele que muda de ideia o tempo todo, como quem muda de roupa. Tanto um quanto o outro estão tocando os extremos de uma mesma coisa, mas nós sabemos que só é possível chegar ao equilíbrio conhecendo os extremos.

Quem não muda de ideia, nunca analisa um ponto de vista diferente. Ou, quando analisa, é somente com o objetivo de encontrar argumentos para criticar e vencer uma discussão. Este indivíduo, pelo tempo que mantiver este posicionamento, estará fadado a sofrer de nanismo existencial, e sua consciência ficará atrofiada, já que não se permitirá crescer. Quem tem coragem para mudar de ideia, se abre para possibilidades infinitas, à partir do seu próprio conhecimento ou do conhecimento de outra pessoa. Buscar conhecimento e mudar de ideia quando necessário, dará a você condições de evoluir.

Mudar de ideia o tempo todo elimina a possibilidade de que você vire um anão de consciência, porém fará com que você nunca construa nada de realmente significativo, porque não dará tempo de qualquer coisa amadurecer, a não ser que você plante a semente e outra pessoa regue. Mas se quiser plantar e colher, terá que buscar um pouco de constância e perseverança. E essas habilidades não se desenvolvem em uma pessoa que muda de ideia o tempo todo.

O ideal é que você consiga encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas coisas. Equilíbrio esse em que você consiga ser firme e constante em suas decisões, levando a sério aquilo que acredita e fazendo planos de longo prazo, ao mesmo tempo em que avalia todas as possibilidades, o tempo todo, não deixando passar uma oportunidade de ser melhor, ainda que isto lhe custe mudar de ideia, e todas as consequências que uma mudança carrega.

Não importa se outras pessoas vão dizer que você está maluco, ou que fariam diferente e melhor. Nenhuma outra pessoa sabe das suas decisões melhor do que você. E também, nenhuma delas se responsabilizará por qualquer consequência das suas decisões, é tudo por sua conta. Portanto, ainda que você busque conselhos em algum lugar, não deixe que outra pessoa tome nenhuma decisão por você. Decida, mesmo que seja necessário mudar de ideia em seguida.

Além do mais, tudo está em constante movimento de mudança o tempo todo, se você não estiver disposto a mudar de ideia, não vai sobreviver por muito tempo nesse mundo. Pelo menos não com motivos pra sorrir.

Mudar de ideia não é sinal de fraqueza, muito pelo contrário, quando tomada de forma consciente, inclusive de suas consequências, é um sinal de grande força. Mas tome cuidado para não se tornar uma pessoa inconstante demais, mudando de ideia sempre que alguém lhe dá uma opinião diferente, ou sempre que uma dificuldade nova surge.

Isso também tem um pouco a ver com temperamento, e talvez eu fale um pouco sobre isso no próximo texto.

Sempre procure reunir o maior número de informações possível sobre cada decisão importante que você precisa tomar, e suas consequências. Entenda as consequências e decida mudar de ideia ou não. Só não coloque como consequência de peso o que as pessoas vão dizer de você quando mudar. Isso não é muito importante. O mais importante é que cada decisão que você tome esteja alinhada aquilo que é a sua Verdadeira Vontade, de acordo com o nível de consciência que você tem no momento. Com o tempo, seu nível de consciência vai aumentando, e as ideias vão mudando. Mesmo dando certo, as pessoas vão falar do mesmo jeito, ignore.

Se alguém perguntar por que você mudou de ideia diga: “Eu cresci, e vou continuar crescendo. É por isso que vou mudar de ideia várias vezes mais”.

Jamais tenha medo de mudar de ideia. Se der errado, mude de ideia de novo. Só que dessa vez, mais maduro do que na decisão anterior.

Pense fora da caixa. ;)


Giordano Nârada