sábado, 7 de dezembro de 2013

Karma


Um dia eu prometi que iria escrever sobre Karma, e hoje resolvi cumprir. Não porque não quisesse escrever, mas porque é um assunto um tanto quanto complexo para a cultura ocidental, já que o ocidente não tem a base pra entender o Karma, que é Dharma.

Não tenho a intenção de dar muitos detalhes sobre esse assunto, para que não fique muito extenso, mas quero começar uma conversa sobre isso nesse texto. Caso fique alguma dúvida, ou alguém queira conversar mais sobre isso, me procure depois.

Bom, para entender o Karma é preciso entender Dharma, pois o Karma existe como um mecanismo de correção de um desvio de Dharma.

Dharma é a Lei Universal, é aquilo que organiza todas as coisas e estabelece o propósito de tudo o que existe. Dharma é a Verdade sobre nós, é a música que embala a Dança das Esferas. Dharma é o propósito universal, é a Lei. Todas as vezes que um desvio de Dharma acontece, ou seja, quando alguma coisa no universo deixa de seguir o caminho que deveria seguir, desarmonizando todas as coisas, o Karma entra em ação, como um mecanismo de correção em defesa da Lei.

Há quem acredite que Karma é uma espécie de castigo que alguém recebe por ter feito coisas ruins em vidas passadas, ou mesmo nessa vida. É o tal do “aqui se faz, aqui se paga” popular, mas não é nada disso. Não há nada de punitivo no Karma. Na verdade, Karma é uma missão. Missão essa que você nasce com ela.

Essa missão faz parte de uma ampla ação do Karma para corrigir os desvios que os nossos antepassados fizeram, nos deixando a responsabilidade de colocar a coisa toda nos trilhos. Muito embora o que aconteça realmente é que, a maioria de nós, ao invés de corrigir as desvios de Karma dos nossos antepassados, acaba gerando mais desvios, e aumentando a conta do Karma que os que vierem depois de nós vão ter que pagar. E com juros.

Mas calma, isso também não deve ser visto como um castigo. Trata-se de um mecanismo de evolução. Dharma é a Lei da evolução, e o Karma é o mecanismo que garante que vamos chegar onde temos que chegar. Então, Karma não é um castigo, mas uma garantia de que a evolução continuará acontecendo, e que chegaremos onde temos que chegar, mesmo que o jornal da Globo não concorde com isso.

Agora você pode dizer que isso é coisa de religioso ou supersticioso. Sim, de fato aqui no ocidente isso é coisa de religioso, mas no oriente, isso faz parte da história e do dia a dia. Uma criança de 7 anos no Tibete sabe o que é Dharma e Karma, e que o caminho é resolver o Karma para que Dharma se cumpra.

Nós do ocidente temos a péssima mania de acharmos que a nossa história começa onde os livros ocidentais dizem que começa. Mas a verdade é que, antes mesmo de o ocidente sequer ser uma ideia, o oriente já existia há milhares de anos. Nós não respeitamos ou consultamos a cultura oriental porque somos prepotentes e desinformados. Se compreendêssemos o mínimo da cultura oriental, e somássemos ao que já aprendemos como ocidentais, o mundo não seria essa bagunça que é. Mas ainda assim, essa bagunça toda é só um despertar daquilo que precisa ser corrigido. É o Karma em ação.

Para finalizar sem dizer muita coisa, mas apenas introduzindo o assunto pra quem é curioso buscar se aprofundar, a nossa tarefa aqui nessa existência é zerar o Karma que trouxemos, e mais o Karma que geramos ao longo da vida, pra que Dharma, que é a Lei universal, o caminho da evolução, atinja o seu objetivo que é transformar vida-energia em vida-consciência. Em outras palavras, estamos aqui para adquirir consciência do que somos, e do que não somos, para nos transformarmos naquilo que existimos para ser.

Uma dica que eu posso deixar é que a Vontade é uma expressão do Karma. Compreenda e faça aquilo que é a sua Verdadeira Vontade, e estará resolvendo o seu Karma. Essa é a única coisa capaz de realizar você.

Pegou?

*Obs. A imagem que aparece no início deste post é uma representação da Roda de Samsara.

Giordano Nârada