sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O TEMPERO DA VIDA - Teste de Temperamento


O mundo só começa a fazer sentido quando você descobre quem você é, mas eu e você sabemos que isso não é nada fácil. A maioria das pessoas morre sem saber quem era de verdade, e dentre essas, uma boa parte nem sabia que não sabia.

Apesar de a busca do autoconhecimento ser uma tarefa realmente difícil, esse é o único caminho para a autorrealização consciente. É claro que existem algumas pessoas que, inconscientemente ou intuitivamente, encontram sua Verdadeira Vontade e a vivem sem nem ao menos perceber que estão fazendo algo tão fantástico para a maioria de nós, mas isso é exceção, não regra. A regra é: se eu não souber quem eu sou, não vou conseguir viver tudo o que eu posso viver, e não encontrarei a realização na vida.

Bom, não existe uma fórmula para o autoconhecimento, pelo menos não ainda, mas existem algumas ferramentas que podem ajudar. Uma delas é a identificação do seu temperamento.

O temperamento é uma combinação de características que afeta, ou até mesmo determina, nossas ações e reações no dia a dia. Se você conhece o temperamento de alguém, é possível até mesmo antever o tipo de reação que essa pessoa terá em determinada situação, por exemplo.

Os temperamentos são quatro: Colérico, Sanguíneo, Fleumático e Melancólico. Todos nós temos um pouco dos quatro, mas dois sempre se sobressaem. Mesmo assim, um dos dois é sempre mais acentuado, se tornando a sua característica principal.

Abaixo vou fazer um resumo das características de cada temperamento, pra que você encontre o seu:

COLÉRICO (Fogo)

Uma pessoa de temperamento Colérico, geralmente é determinada e decidida. Muitas vezes essa determinação pode aparecer também como teimosia. Geralmente vence discussões, ou no argumento, ou no grito. Não aceita não como resposta e vive em busca de novos desafios. O Colérico é movido a desafios. Fraqueza também é uma característica forte.

Geralmente não tem paciência com pessoas apáticas, paradas, e é um líder na maioria das situações e um excelente comunicador, além de sempre estar motivado por suas próprias razões, não necessitando de estímulos externos para isso. Para estar motivado, o Colérico só precisa de um espelho.

Características:

Cruel 
Agressivo 
Auto suficiente 
Tem muita força de vontade
Dinâmico 
Prático

SANGUÍNEO (Ar)

O sanguíneo é espontâneo e brincalhão, amigo de todo mundo. Geralmente toma decisões precipitadas, porque as toma baseado na euforia do momento. Geralmente é engraçadinho da turma, gosta de abraçar e fica triste quando percebe que alguém não gosta dele.

A constância não é o seu ponto forte, já que muda de ideia o tempo todo. Suas opiniões, geralmente mudam conforme o público, ou as pessoas próximas. Tudo para agradar.

Características: 

Impulsivo
Falante 
Egoísta 
Interesseiro 
Desinibido 
Vontade Fraca

FLEUMÁTICO (Água)

O Fleumático é geralmente reservado. Nem sempre é tímido, mas não gosta de se expor. Correr riscos também não é uma característica sua, sendo do tipo que calcula muito, muito, muito mesmo, antes de fazer alguma coisa.

Se eu pudesse descrever o Fleumático em uma imagem, seria ele deitado na cama pensando, pensando, pensando... E também não lida muito bem com pressão. Geralmente anda devagar, não é do tipo empreendedor ou líder. Seus sonhos são simples, é do tipo romântico, mas as coisas acontecem mais dentro da sua cabeça do que fora.

Características:

Cauteloso 
Pacífico 
Leal 
Passivo 
Temeroso

MELANCÓLICO (Terra)

O Melancólico é do tipo que senta e chora. Introvertido na maior parte do tempo e supersensível, geralmente tem a autoestima muito baixa e sempre acha que fez alguma coisa errada. Isso o leva geralmente a ser perfeccionista, na tentativa de não sofrer a dor de se sentir rejeitado por causa do erro.

É do tipo que se sacrifica pelo outro, especialmente amigos e família. Amigo fiel, se dá totalmente. É supercarinhoso, mesmo quando não recebe nada em troca. Quando está feliz, costuma esquecer um pouco a timidez, mas se perceber que está exagerado, volta a ficar introvertido e desaparece em si mesmo. Além disso, o melancólico é bastante persistente, mas corre o risco de cair em depressão quando não consegue o que quer.

Características:

Talentoso 
Abnegado (Sacrifício)
Depressivo 
Complexo de Inferioridade 
Ira


Este é um resumo dos quatro temperamentos, e você é uma combinação destes quatro. Para entender melhor o seu, sugiro que faça um teste de temperamento.

Compreender como o seu temperamento afeta a sua vida é crucial para saber como extrair e desenvolver o melhor de você, e ao mesmo tempo, saber o que é preciso equilibrar e controlar, para atingir o máximo do seu potencial.

Provavelmente falaremos bastante sobre isso em outros textos, quem sabe até trabalhemos cada um dos temperamentos e suas combinações. Há muito mais a dizer, e muito a conhecer.

Enquanto isso faça o teste e me conte depois o que achou.
Eu separei um teste online pra você: http://educamais.com/teste-de-temperamento/

=)


Giordano Nârada