sábado, 21 de dezembro de 2013

2 dicas práticas sobre como descobrir a sua Verdadeira Vontade


Hoje percebi que escrevo para perdidos.

Sem medo de errar, posso dizer que 98% (ou mais) das pessoas que me leem, não fazem a mínima ideia do que estão fazendo aqui nessa imensa bola azul que a gente chama de Terra.

Nos últimos 27 dias, escrevi 27 textos que abordavam, a partir de vários ângulos e maneiras diferentes a questão do propósito de vida, e todas as manifestações dos leitores que chegaram até mim carregavam a mesma angustiante pergunta: “Como descobrir e realizar a minha Verdadeira Vontade?”

E é quase inacreditável perceber que as pessoas não sabem o que querem. 

Antes de lerem as coisas que escrevi aqui, a maioria dessas pessoas ainda acreditava que desejos e Vontade era a mesma coisa. Então, quando descobriram que estavam gastando a vida para realizar desejos que não tem o poder de preencher ninguém, enquanto que a Vontade era cada vez mais suprimida até desaparecer, começou a acender uma chama diferente no peito. Mas isso sempre começa com angústia.

É angustiante perceber que você não sabe o que quer.

Investir a vida toda na empreitada de realizar seus desejos, é como tomar Coca-Cola para matar a sede. Refresca na hora, mas daqui a pouco você vai precisar beber água, porque vai dar mais sede. E se você se recusar a beber água, para beber só Coca-Cola todas as vezes que estiver com sede, alguns meses depois vai estar em uma mesa de cirurgia para remover pedras nos rins. 

O poço dos desejos não tem fundo. Quanto mais você os realiza, mais desejos surgem, e cada vez maiores e em maior quantidade. A busca da realização dos desejos é a nossa ruína.

A Vontade, por sua vez, é o que algumas religiões e filosofias chamam de espírito. Em outras palavras, a Vontade é quem você realmente é. E a crise de “ser” e de “ter” é porque nós ficamos confusos entre fazer o que o mundo diz que devemos fazer, ou ser aquilo que o nosso “coração” diz que somos. E então, ficamos divididos porque vemos uma multidão de pessoas caminhando em uma direção, enquanto dentro de nós, lá no fundo, sabemos que o nosso caminho não é aquele. Então entramos em crise.

Eu tenho uma premissa que diz que se tem muita gente fazendo a mesma coisa, tem alguma coisa errada aí. Seguir a multidão nunca é a melhor opção, pelo menos por enquanto. Isso porque ninguém sabe pra onde está indo, mas existe sempre uma minoria poderosa e mal intencionada manipulando a multidão. Então eu literalmente fujo das grandes aglomerações, sejam elas físicas ou apenas no campo das ideias.

Por exemplo, houve um momento em que eu achei que queria ser comediante. Ao mesmo tempo, houve uma explosão de Stand Up Comedy, programas de comédia na TV e na Internet, blogs de humor e uma verdadeira multidão de engraçadinhos que decidiram erguer uma bandeira estilo “A Zuera não tem limites”. Quando eu percebi que TODO MUNDO estava fazendo a mesma coisa, eu parei para pensar. Pensei e percebi que isso era uma fuga em massa da realidade. E percebi que eu mesmo estava tentando fugir da minha realidade. Então, ao invés de continuar fugindo, eu encarei meus problemas de frente e os resolvi. Os que ainda ficaram é porque tem um ciclo mais longo, mas estão em processo, já encaminhados. 

Quando eu fiz isso, comecei a me enxergar um pouco mais e a me sentir um pouco menos angustiado, um pouco mais em paz. Tudo porque estabeleci esse sentido de alerta de que, quando tem muita gente fazendo a mesma coisa, tem alguma coisa errada.

O maior inimigo da Vontade é o medo, mas o outro grande inimigo da Vontade é a multidão. A alma da coletividade interfere para o mal no espírito de individualidade que a Vontade tem. Sua Vontade é única. Ela pode até caminhar lado a lado com a Vontade de outras pessoas, mas nenhuma será exatamente igual a sua. Mas não confunda individualidade com individualismo.

A individualidade nada tem a ver com egoísmo, isso é individualismo. A individualidade se concentra em você atingindo o máximo do seu potencial, sem se perder no outro. Só que você atingindo o seu potencial, significa sua máxima contribuição para o todo, porque sua Vontade nunca é para você realmente, é sempre para o outro.

Por exemplo, se sua Verdadeira Vontade é escrever, você vai escrever para quem? O escritor escreve para ser lido por outra pessoa, ou seja, o seu trabalho foi feito para outro.

É preciso que isso esteja muito claro em sua mente: sua Verdadeira Vontade sempre estará relacionada à produzir alguma coisa para outras pessoas. Não existe uma pessoa cuja Verdadeira Vontade e passar o resto da vida em uma ilha deserta tomando água de coco sozinha. Não existe Verdadeira Vontade de comprar uma cobertura em Miami para passar as férias. Isso são desejos. Não significa que você não pode ter um apartamento em Miami, claro que pode, mas isso deve ser consequência, não alvo final.

Então, sabendo você que a sua Verdadeira Vontade é o seu potencial em busca de expressão, é quem você realmente é, e é a sua missão na vida, comece por identificar o que NÃO É a sua Vontade, ou seja, os desejos.

Faça uma lista das coisas que você deseja, e dessa lista, veja o que é só para seu benefício próprio, e o que é para benefício de outra pessoa. Sua viagem de férias para Paris, inicialmente, é só para você. A criação de um negócio voltado para o ensino de idiomas, é algo que não é só para você. 

Agora separe as duas coisas em listas separadas. Na lista 1 ficarão os desejos que beneficiam somente a você, e na lista 2 ficarão os desejos que beneficiam outras pessoas também.

Depois de as duas listas criadas, identifique na lista 2 qual destas coisas você acredita que poderia fazer para o resto de sua vida, de graça. Se você conseguir encontrar essa coisa na lista, você encontrou o seu caminho para a Verdadeira Vontade. Ainda não é ela, mas é o caminho para ela.

Se você não conseguir encontrar o que procura nessa lista, talvez você tenha que partir para o plano B, que é criar uma lista de coisas que você definitivamente não quer na sua vida. A sua lista negra.

Do lado esquerdo da lista, você vai escrever tudo o que você não quer na sua vida para o futuro, e do lado direito da lista, você vai escrever tudo aquilo que você tem na sua vida HOJE e que de algum modo, poderia afetar o seu futuro (trabalho, estudos, relacionamentos, atc). Depois das duas colunas feitas, tente ligar a coluna da esquerda com a coluna da direita. Se houver ligação, você já sabe o que precisa mudar na sua vida.

Quando a gente não sabe o que quer, precisa saber pelo menos o que não quer.

Faça isso e me conte o resultado depois. Ainda vamos conversar muito sobre essa assunto.

=)


Giordano Nârada