quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Não leve a vida tão a sério, disse o tolo


A vida é coisa séria, e “why so serious” é uma distração mal intencionada de quem quer continuar dominando você.

Essa ideia de “não leve a vida tão a sério”, que começou nos Estados Unidos e acabou no mundo todo (como é com quase tudo o que se cria nos EUA), trouxe consigo a instituição do vazio existencial. Isso porque não levar a vida tão a sério significa não se importar tanto com o significado dela. E não se importar com o sentido da vida, significa não re-pensar as bases do mundo em que vivemos, dando continuidade ao reinado dos que subjugam a massa, dando-lhes pão e circo.

Quem não leva a vida tão a sério aceita as coisas como são, e se utiliza das milhares de vias de distração para não pensar no que de fato está acontecendo conosco, e aqueles mesmos mecanismos de controle que ensinam que você não deve levar a vida tão a sério, lucram bilhões com o dinheiro que você gasta se entretendo pra não precisar pensar.

Quanto tempo você gasta por dia pensando em uma forma de mudar o mundo, e quanto tempo você gasta por dia vendo coisas engraçadas na Internet? Tenho certeza que a resposta a essa pergunta é esmagadoramente desproporcional, pendendo para o lado daquilo que faz você rir. E é claro que você vai me dizer que pensar em meios de mudar o mundo é coisa de iludido, mas gastar todas as horas que você gasta por dia assistindo vídeos de comédia no YouTube e acompanhando FanPages de vergonha alheia, pelo menos, lhe garante boas risadas, e é com essas risadas que você consegue aguentar a vida que leva. Pois é exatamente disso que eu estou falando, de você precisar de distrações para poder suportar a sua vida.

É estranho pra mim que alguém precise de distrações pra sobreviver sem ficar louco nessa vida, porque não consigo admitir a hipótese de que a minha vida tenha que, obrigatoriamente, ser ruim. E o fato de você achar que é assim, é só porque você não tem tempo pra pensar, de tanto que está ocupado com as suas distrações.

Pense um pouco. Será que você realmente precisa aceitar sua vida como é? Será que não dá mesmo pra mudar o mundo? Será que você é tão pequeno assim que não tem forças nem pra mudar aquilo que não gosta na própria vida?

É claro que dá! É obvio que é possível mudar TUDO! Mas você está distraído demais pra enxergar isso.

Depois que eu percebi isso tudo que acabei de escrever, tomei uma decisão que foi a de não me distrair mais. Seja o que for que estiver acontecendo na minha vida, vou olhar diretamente para o que está acontecendo, e só vou parar de olhar quando conseguir resolver.

Nada de “beber pra esquecer” ou gastar 4 horas por dia escrevendo piadinhas no Twitter só pra chamar a atenção e me sentir menos sozinho. Isso é distração, não resolve nada. Se você tem um problema, deve partir pra cima dele com unhas e dentes.

Quem ensinou você a tentar esquecer os problemas, ensinou errado. Não esqueça os problemas, RESOLVA! Não pare de pensar neles até resolver. Agora, antes de fazer isso você precisa ter em mente uma coisa muito claramente: TODO PROBLEMA TEM UMA SOLUÇÃO!

Se você entender isso, toda vez que encarar um problema, vai saber que é só questão de tempo para que você o resolva, pois você estará absolutamente empenhado em encontrar a solução que você sabe que existe, e sabe que vai encontrar.

A vida é feita de problemas, mas todos eles com solução. Você, inclusive, existe para resolver um problema, como eu já disse em outro texto aqui, que é a sua missão de vida. Em outras palavras, você não só é um solucionador de problemas, como é uma solução ambulante para um problema pré-existente que você nasceu para resolver.

Então, não tenha medo da vida, nem gaste seu tempo se distraindo dela. Não existe sensação melhor do que a de dever cumprido, e toda vez que você resolve um problema, é essa sensação que surge, e essa sensação é a prova de que nascemos para sermos solucionadores de problemas.

Na próxima vez que olhar no espelho, lembre-se disso: você é uma solução ambulante, e não há nenhum problema no mundo que não carregue em si mesmo a sua própria solução.

No mais, é viver de peito aberto e deixar vir o que vier.

=)

Giordano Nârada