quarta-feira, 13 de março de 2013

Dúvidas que angustiam a alma



Eu tenho experimentado uma dúvida tão angustiante que às vezes tenho a impressão de que vou enlouquecer.

Sempre tive uma vida muito difícil, sempre fui pobre. Mas desde os 18 anos eu aprendi a ganhar dinheiro, e comecei a fazer meu caminho. Desde então já ganhei muito dinheiro, mas perdi logo em seguida por causa das associações que fazia. Era competente em ganhar, mas sempre estava vulnerável a alguém que me “quebrava as pernas”.

A última vez foi bem recente, quando comecei um negócio novo e promissor aqui em Santa Catarina. Mas, de uma hora pra outra, meu fornecedor de produtos parou de vender e mudou todo o negócio. Como era uma coisa nova, não existia ninguém em Santa Catarina além desse distribuidor, e eu não tinha cacife pra bancar a vinda do produto de São Paulo. Meu negócio promissor foi por água abaixo.

Mais uma vez, tudo ia bem até que alguém interrompeu o processo e, como sempre, o único prejudicado fui eu. Agora, me diga que tipo de macumba é essa que está sobre mim?

Pensando sobre isso cheguei a duas conclusões:

Eu sei ganhar dinheiro, e isso já está provado. Aprendi o caminho do foco e da determinação. Isso realmente funciona. Mas é aí que entra a segunda conclusão. Eu preciso resolver alguma coisa dentro de mim, que faz com que eu atraia sobre mim essas coisas ruins.

Em resumo, sou competente, mas sou azarado.

Depois de entender isso fui colocado diante de dois caminhos. Ou eu entro de cabeça nessa de ganhar dinheiro e amarro melhor as coisas (contratos e acordos melhores), ou eu me concentro em resolver o que, dentro de mim, faz com que essas coisas ruins aconteçam sempre.

O problema é que, quando fui procurar saber o que tinha pra resolver aqui dentro, entendi que é algo tão importante pra mim quanto pra todas as outras pessoas no planeta, pois diz respeito à nossa evolução. Essas questões que eu tenho pra resolver em mim, tem a ver com a minha relação com as coisas materiais em detrimento do que é realmente importante, que é a espiritualidade.

Agora, quando falo em espiritualidade, não estou falando em religião, em hipótese alguma. A religião é um câncer que precisa ser eliminado. Mas estou falado de uma realidade que não estamos dando atenção porque estamos concentrados em coisas temporais e passageiras. Estou falando de quem ou o que nós realmente somos.

Fico em busca de grandes negócios, sempre, porque quero ter dinheiro suficiente pra não pensar em dinheiro e poder me concentrar nas coisas realmente importantes. Mas acho que isso é meio que uma maneira que eu achei pra tentar enganar a mim mesmo, disfarçando a ganância e o desejo de poder. Porque eu me pego pensando no que o dinheiro que eu vou ganhar pode proporcionar a mim, ao invés de estar pensando em modos de servir a humanidade com meus talentos e habilidades desde já.

Então, cheguei a um ponto onde tenho que escolher se vou seguir o caminho dos que se tornam ricos, ou vou seguir o caminho dos que evoluem até o ponto onde o dinheiro não é importante.

Hoje, estou quebrado. Mas já estive assim antes, e já me levantei outras vezes. Então posso escolher me levantar de novo, ou posso escolher ficar aqui e resolver as coisas dentro de mim.

Já fazem mais de 10 anos que estou nesse sobe e desce desgraçado. Já mudei de ideia centenas de vezes. Tudo o que eu fiz deu certo no começo, mas depois alguém puxou meu tapete. Isso pode ser um sinal de que o meu caminho é pra dentro e não pra fora, ou pode ser apenas medo de enfrentar mais uma batalha e perder, outra vez.

O que você escolheria se estivesse no meu lugar?

Giordano Narada
Itapema, Sc
13/03/2013
14:14