terça-feira, 5 de março de 2013

Outro dia me procurei por aí...



Outro dia me procurei por aí, mas não me encontrei. Perguntei em todos os lugares, mas ninguém soube de mim. No caminho, encontrei um homem chamado Cristão e perguntei se ele sabia onde eu estava. Ele me disse que se eu encontrasse a Cristo, me encontraria também. Segui pelo caminho que ele indicou, cada detalhe com cuidado. Depois de muito tempo caminhando, descobri que estava andando em círculos. Não encontrei, nem a Cristo, nem a mim.

Decidi tentar outros caminhos, me procurar em algum outro lugar. O que não faltou foi gente pra me ajudar. Havia um cara chamado Esoterismo, misterioso e atraente, que parecia saber o caminho. Mas logo descobri que ele estava mais perdido do que eu. Mesmo assim, Esoterismo me apresentou muita gente interessante. Seus vários amigos do Oriente também tentaram me ajudar, mas no fim, todos estavam perdidos também. Porém, depois de uma longa conversa com todos eles em uma noite qualquer, me disseram que talvez eu não estivesse perguntando às pessoas certas, afinal, nenhum deles sabia como eu era, já que nunca me conheceram. Com então poderiam dizer onde eu estava?

Então entendi que deveria perguntar onde eu estava para quem me conhecia de verdade. Mas quem me conhece de fato?

De um estalo, enquanto pensava sozinho a respeito dessas coisas, soube o que tinha que fazer. Só havia uma pessoa que já havia me visto com sou de verdade e me conhecia por completo: EU MESMO, só que no futuro.

Claro, como eu não havia pensado nisso antes?

Coloquei meu casaco e parti em direção ao futuro à procura de “EU MESMO”. Cruzei desertos e mares, montanhas e vales. Enfrentei perigos, espadas, frio e fome. Conheci muitos lugares lindos também, e enfim, cheguei ao meu destino. O Futuro.

Chegando ao Futuro, fui recebido por “EU MESMO”, em um lugar solitário. Ele, aproximando-se de mim, não me permitiu que falasse qualquer palavra, pois ali elas não eram necessárias. “EU MESMO” me abraçou, e no calor de meu próprio abraço, simplesmente compreendi:

“Você está onde não está. Nem aqui, nem lá, mas em movimento. Portanto, estar é o verbo errado. Ser é o correto”.

Então tudo ficou claro. Eu nunca poderia ter me encontrado com a ajuda de nenhum dos amigos que conheci pelo caminho, porque nenhum deles é. Meus amigos estão, mas não são. Já eu, embora esteja hoje aqui e agora, amanhã já não estarei aqui. Não estarei porque sou, sempre em movimento.

Então, finalmente descobri que o que eu precisava achar era a minha busca, e agora que encontrei, posso continuar procurando.

Ser é estar em movimento, seguindo sempre para onde não estou, mas apenas sou.

Giordano Narada
Itapema, Sc
06/03/2013
00:20