domingo, 24 de novembro de 2013

Antes que a segunda-feira chegue


Antes que a segunda-feira chegue, e os reclamadores façam o que sabem fazer de melhor, quero explicar porque reclamar da segunda-feira é coisa de derrotado. Sim, só derrotados reclamam da segunda-feira.

Todos sabem que segunda-feira é o dia internacional da reclamação. Isso porque é o primeiro dia útil da semana, o que obriga muita gente a acordar cedo para ir ao trabalho, na maioria das vezes para fazer o que não quer e não gosta, mas porque precisa de grana pra sobreviver, vai lá e faz, mas faz reclamando.

A impressão que dá é que existe um estranho prazer em reclamar, especialmente para os reclamadores da segunda-feira. Estes são cada vez mais criativos, montam imagens, gravam vídeos, bolam textos e frases que ganham a empatia e o engajamento de milhares de pessoas que compartilham do mesmo sentimento de raiva e frustração. Para muitos, a segunda não começa antes de dar aquela reclamada básica em alguma rede social e receber pelo menos um like ou um RT, para saber que não está sozinho nessa jornada para o inferno. =/

Se você é um dos reclamadores da segunda-feira, saiba, você está agindo como um derrotado.

Sim, porque o fato de você não ter coragem de sair em busca de seu sonho e se submeter a fazer uma coisa que odeia em troca de dinheiro pra poder sobreviver, é prova cabal de que você é um derrotado, aguardando a morte como prêmio para uma vida sem sentido. E não há coisa mais sem sentido do que trabalhar para sobreviver.

Qual é o sentido de sobreviver sem viver? Que tipo de vida é essa que exige que você gaste o seu dia inteiro fazendo o que odeia, e as noites apenas se preparando, física e psicologicamente, para voltar aos mesmo buraco negro no outro dia? Isso não é viver, nem sobreviver. Isso é sub-viver, é morrer em vida.

Há um dez anos eu ouvi uma frase que, desde então, se transformou em uma regra de conduta pra mim. A frase é: “nunca reclame daquilo que você permite”. Ou você não permite, ou cala a boca.

Reclamar sem fazer nada pra mudar a sua realidade é uma completa perda de tempo, e só reforça o fato de que você é realmente um derrotado. Não há absolutamente nenhuma lógica na reclamação. Faça alguma coisa, ou enfie o rabinho entre as pernas e volte à corrida de ratos.

Hoje mais do que nunca, é possível fazer o que gostamos de fazer e ainda ganhar dinheiro com isso. Com a Internet a todo vapor, ferramentas de apoio gratuitas, vasto material gratuito de todo o tipo e muita gente ensinando e apoiando praticamente sobre qualquer coisa pela web, fica praticamente impossível que alguém decida seguir seu sonho e não consiga alcançá-lo. Mas ainda que não tivesse nada disso, perseguir o sonho e não descansar até alcançá-lo deveria ser a obrigação de todo o ser humano na Terra. Isso deveria ser ensinado nas escolas, deveria ser aprendido em casa, vendo os pais fazendo o mesmo. Mas infelizmente ainda não é assim. Eu disse: AINDA!

Na próxima segunda-feira (ou seja lá em qual for o dia que você estiver lendo isso), tome a decisão de não ser mais um reclamador derrotado. Levanta a cabeça, estufa o peito e vai em busca do seu sonho. Não dá pra largar tudo agora? Não tem problema. Dê um passo de cada vez, mas sem essa energia negativa toda que a reclamação traz.

Não reclame, mude as coisas.
Ótima segunda!


Giordano Nârada