sábado, 4 de agosto de 2012

DESEJOS X VONTADE


Diferenciar os desejos da Vontade é fundamental para encontramos o nosso caminho.

Desejos são reações emocionais e instintuais a estímulos externos, já a Vontade é o potencial buscando se expressar.

Muitos são os estímulos externos que nos provocam desejos, e na maioria das vezes vivemos em função deles. Desejamos um bom emprego, uma boa casa, um bom carro, um bom relacionamento amoroso, boas amizades e muitas outras boas coisas porque vivemos em uma sociedade que provoca esses desejos em nós.  Mas não nascemos com esses desejos, eles são gerados em nós à medida que vamos crescendo e sendo estimulados pelo que acontece ao nosso redor.

Existe em nós um desejo enorme de sermos aprovados pelo meio em que vivemos, e pra isso estamos dispostos a sacrificar a nossa individualidade, nos submetendo aos padrões impostos por uma minoria influente e poderosa, que provoca os desejos da maioria. É por isso que coisas como Moda possuem tanto sucesso. E quando somamos este desejo de aprovação ao instinto de sobrevivência, nos deparamos com a “Grande Massa” gastando a maior parte da sua vida trabalhando em funções criadas por essa minoria poderosa, sem o menor prazer em fazer isso, apenas para garantir a sua sobrevivência, trabalhando por dinheiro e não por um ideal, por um sonho, ou por Vontade. E o dinheiro ganho com esse trabalho é gasto com aquilo que nos disseram que devemos gastar, e não com a realização de nossos sonhos, ou nossa Vontade.

Nossos desejos são manipulados o tempo todo, sendo decididos por outras pessoas, estando os influenciadores conscientes ou não disso. A Vontade não é assim, pois ela não acontece de fora pra dentro, mas de dentro pra fora. A Vontade revela a nossa verdadeira identidade.

Cada pessoa é única. Ainda que tenha características similares a de outra pessoa, ainda que haja algum grau de afinidade profundo, parentesco, ou mesmo em caso de irmãos gêmeos, um nunca será igual ao outro. A combinação é sempre diferente. E assim como cada pessoa é única, cada Vontade também é única.

Como eu escrevi no começo, a Vontade é o potencial buscando expressão, e expressar essa Vontade é a única coisa que revela quem nós realmente somos e é a única coisa capaz de nos realizar. Os desejos não tem esse poder.

O caos em que vivemos é devido à ausência dessa compreensão. A “Grande Massa” tem seus desejos manipulados por uma minoria poderosa e doente, enquanto alguns poucos que ousam realizar a sua Vontade são chamados de malucos e calados por quem sequer ouviu o que estes “malucos” tinham a dizer. E depois de mortos, estes mesmos malucos são venerados como deuses, e suas palavras distorcidas e transformadas em mais uma ferramenta de manipulação da massa.

É verdade que alguns raros, quando conseguem furar o bloqueio da cultura vigente e realizam a sua Vontade, causam um impacto no mundo. Quando estes raros são capazes de não dar ouvidos as opiniões contrárias e não ter medo de enfrentar as consequências de suas “maluquices”, tornam-se aqueles que mudam o mundo, e o levam ao próximo nível, mas isso é realmente raro.

Mas quem são esses raros que mudam o mundo? São pessoas comuns, com nada de especial a não ser a coragem de fazer a sua Vontade. Ou, quando não é coragem, é simplesmente a falta de consciência de que poderia ser perigoso fazer a sua vontade. Assim, com simplicidade, fazem o que realmente querem, sem se importar com as consequências ou o resultado. Geralmente são os que não têm medo de errar, de se arrepender, de passar vergonha ou mesmo de morrer. O medo é o maior inimigo da Vontade.

Agora, a grande pergunta é como descobrir ou reconhecer a minha Verdadeira Vontade?

Penso que a resposta seja bem simples, porém não é nada fácil colocá-la em prática.

A Vontade está soterrada e perdida em meio à multidão de nossos desejos em sua maioria reprimidos. E nossos desejos reprimidos, frequentemente tornam-se doença emocional, o que torna mais difícil o trabalho. Para encontrarmos a nossa Verdadeira Vontade, é necessário, primeiro, removermos as pilhas e pilhas de desejos acumulados em nós, e para isso, não vejo outra maneira de fazê-lo senão realizando esses desejos.

Talvez você não concorde com isso, mas não pode dizer que não há lógica aqui. Desejo realizado já não mais existe. Agora, a questão é a coragem pra realizar esses desejos. O medo domina a maioria de nós, e tudo o que fazemos de um modo geral, é baseado em medo. Medo de não ser aceito, de passar vergonha, de passar fome, de morrer, de perder o que já conquistamos, e a lista continua. Mas precisamos ter a clareza de que, toda decisão baseada em medo, não tem relação com a Vontade.  Nossos instintos nos dominam, e somos como animais em nada diferentes de qualquer outro animal. A única coisa que pode nos diferenciar dos animais é a Vontade, e só viveremos a Vontade quando dominarmos nossos instintos.

Agora, qual é o limite para realizar nossos desejos?

Isso também é bastante simples, o limite é o espaço do outro. Cada homem e cada mulher é uma estrela, que possui a sua própria órbita, o seu próprio caminho, e o único “pecado” é a colisão. Enquanto você não estiver colidindo com a “órbita” de outra pessoa, não há limites. E quando você realizar seus desejos, ou vencê-los, sua Vontade aparecerá, e pra ela, também não há limites. Só que, diferente do desejo, a Vontade nunca colide com a Vontade de outra pessoa, porque ela é única, nunca será igual à de ninguém.

Mas o problema é que, quando você fizer aquilo que é a sua Vontade, provavelmente você entrará em rota de colisão com alguém, porque a maioria de nós ainda não está fazendo a sua Vontade, e por isso estão fora de sua órbita. Certamente alguém estará no seu lugar, e é aí que a coisa complica um pouco. É nesse ponto que os conflitos surgem, e ganhamos inimigos.

Não podemos ter medo de lutar por nossa Vontade, ainda que isso signifique um confronto direto com outras pessoas. Sempre vale a pena lutar para realizarmos nossos sonhos, nossa Verdadeira Vontade.

Eu sonho com o dia em que veremos muitas pessoas realizando a sua Vontade, e isso desencadeará uma onda que varrerá o planeta. Quando isso acontecer, o caos entrará em ordem, ninguém mais ocupará o lugar que não lhe pertence, e os sonhos serão realidade, sempre.

Utopia? Ilusão? Talvez. Mas o que me pergunto é: e se eu estiver certo?

Giordano Narada de Assunção
São Paulo, SP
04/08/2012
22:43